Elisabete Matos, talvez a maior cantora lírica Portuguesa com 30 anos de carreira, é conhecida pelos seus papéis de soprano dramático com um repertório que passa pelos grandes compositores como Verdi, Puccini, Wagner e Strauss entre outros.
Tem actuado nas maiores casas de Ópera do mundo, como o Metropolitan NY, Scala de Milano, Staatsoper de Viena, Deutsche Oper Berlin entre tantas outras, dirigida pelos grandes Maestros.
Elisabete Matos recebeu a condecoração de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República Portuguesa, Doutor Jorge Sampaio; foi galardoada com a Medalha de Ouro de Mérito Artístico da Cidade de Guimarães, pelo Senhor Presidente da Câmara, Doutor António Magalhães, foi condecorada Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelo Exmo. Senhor Presidente da República Portuguesa, Professor Aníbal Cavaco Silva.
É detentora de vários prémios em concursos nacionais e internacionais, tais como o Concurso de Canto Luísa Todi, o Belvedere de Viena, entre outros. Recebeu também o prémio de final de curso Lola Rodriguez Aragón, o prémio Lyons da Lírica Italiana, o prémio Femina 2012, prémio Voz do Ano 2012, e a Medalha do Rotary Club de Caldas das Taipas. Foi Agraciada com a Medalha de Mérito Artístico, outorgada pela Secretaria de Estado da Cultura.
Recentemente recebeu a Medalha de Honra da Vila de Caldas das Taipas.