Pedro Meireles nasceu no Porto, tendo iniciado os estudos de violino com a sua mãe. Prosseguiu a sua formação no Conservatório de Música do Porto com Carlos Fontes e Suzanna Lidegran, terminando o curso com a classificação máxima. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, concluiu a licenciatura e o mestrado na Royal Academy of Music, em Londres, tendo-lhe sido atribuído um DipRAM, assim como o Prémio J & A Beare.
Venceu o Concurso da Juventude Musical Portuguesa aos nove anos de idade, tendo sido posteriormente galardoado com primeiros lugares em concursos como o Prémio Maestro Silva Pereira, o Prémio Marjorie Hayward, o Prémio Mica Comberti, o Prémio de Viola Theodore Holland, o Sir Arthur Bliss Memorial Prize e o Prémio de Viola Max Gilbert. Venceu também, por três vezes, o Prémio Jovens Músicos da RTP, nas modalidades de violino e viola.
Como concertista e como músico de câmara, realizou mais de duzentos concertos em algumas das mais conceituadas salas da Europa. Em 2005 apresentou o Stradivarius “Viotti” da coleção da Royal Academy of Music em concerto de gala no Victoria and Albert Museum, em Londres. Foi concertino e concertino adjunto das orquestras Royal Philharmonic, Orion Symphony, New London Orchestra, Brandenburg Sinfonia e Ashover Festival Orchestra.
Pedro Meireles orientou inúmeras masterclasses de violino e viola e integrou o júri dos principais concursos e prémios de Música do país. Entre 2011 e 2014 foi professor de Violino na Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa, e atualmente leciona na Academia de Música de Lisboa, ao abrigo do programa ‘Novos Talentos’.
Presentemente, ocupa o lugar de Concertino Principal da Orquestra Sinfónica Portuguesa e de 2º Concertino Auxiliar da Orquestra Gulbenkian.